A CIDADE DE DOURADOS/MS 

RECEBEU TERAPEUTA NACYR CURY

PARA  ATENDIMENTO DE 

AURICULOTERAPIA 




Divulgacão/EPFSAAAD


Dourados (MS) – Internas do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e Assistência às Albergadas de Dourados (EPFSAAAD) participaram nesta quarta-feira (9) de uma sessão de Auriculoterapia. O tratamento foi destinado às reeducandas viciadas em entorpecentes e realizado graças a uma parceria entre a unidade penal e a Vara de Execuções Penais (VEP) da cidade. A Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, que estimula regiões da orelha, aproveitando os reflexos que essa região do corpo exerce sobre o sistema nervoso central. 

O trabalho foi desenvolvido pelo terapeuta Nacyr Cury, referência na área, que veio de Nova Esperança no Paraná para atender às internas. O atendimento foi viabilizado com recursos do Por Judiciário, disponibilizados pelo juiz substituto da VEP, Rodrigo Barbosa Sanches.

Segundo a diretora do estabelecimento penal, Inês Assunção de Lima, a maioria das internas é viciada em entorpecentes, e, muitas vezes, utilizam a droga no período que passam fora do presídio, o que dificulta a reinserção social. “Praticamente todos os casos de reincidência criminal tem ligação com o uso de entorpecentes”, constata. “Tenho acompanhado o sofrimento delas”, completa.

A diretora destaca que buscou possibilitar o tratamento para internas por já conhecer e constatar os trabalhos desenvolvidos pelo terapeuta com sucesso. ”Conheço pessoas que venceram o vício por meio desse tratamento, tenho certeza que funciona”, garante.

Conforme o terapeuta auricular Nacyr Cury, o tratamento é feito através do estímulo de microrregião da orelha “Colocamos pontos na orelha que agem diretamente no sistema nervoso, diminuindo a ansiedade, o desejo pelo vício, além de promover a desintoxicação e o equilíbrio emocional”, explica.

O terapeuta destaca que a eficiência do tratamento dependa da vontade dos dependentes de abandonaram o vício. “Só é submetido à técnica que realmente deseja deixar o uso de drogas, aí a ação do tratamento é imediata”, assegura.

Colaborou equipe de servidoras do EPFSAAAD.

Reeducandas de Dourados participam de terapia auricular para combate ao vício das drogas

Data Reportagem : 10/06/2010


Fonte: AGEPEN/EPFSAAAD.


CONTATO E AGENDAMENTOS:

(44)3252-2038/3252-3617/9953-0192



Postagens mais visitadas deste blog