INTERNAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO 



As internações para o tratamento da dependência de substancias psicoativas acontecem em instituições públicas e privadas no Brasil, e variam de acordo com as filosofias de tratamento adotadas. A desintoxicação dentro da rede publica de saúde pode ser feita por meio do atendimento emergencial ou em internações de curta duração. Estes atendimentos devem fundamentar-se em um diagnostico da equipe de saúde.

Já nas internações de longa duração, como acontece em comunidades terapêuticas, o usuário de crack pode ser acolhido por um período que varia de 3 a 12 meses, com vistas ao afastamento do ambiente onde a droga era consumida e a transformação psicossocial em sua vida. A internação é indicada para pessoas que colocam a si mesmas ou a outros em situação de risco, passam por problemas legais relacionados à dependência e não conseguem deixar de usar a droga mesmo após o processo de desintoxicação.

A maior parte das comunidades terapêuticas brasileiras é administrada por associações religiosas. Boa parte delas também é coordenada por dependentes químicos em recuperação ou familiares de ex-usuários de drogas.

O tratamento é baseado na convivência entre os pares e no tripé terapêutico que envolve espiritualidade, trabalho e disciplina. Os pacientes têm horários determinados para acordar, comer, cuidar da higiene pessoal e participar de atividades em grupo, como orações estudos religiosos. Nestes serviços, o trabalho é parte fundamental do tratamento e também é baseado em regras rígidas.

O princípio terapêutico mais comum nessas comunidades é a ajuda dos pares, muitas vezes com suporte de profissionais da área médica, psicológica, e assistente social. O trabalho multidisciplinar trata o transtorno de forma individual e tem como objetivo motivar o usuário  a abandonar o antigo estilo de vida, a aprender novos hábitos e a construir sua identidade pessoal.

Fonte: Crack e possível vencer

CONTATO

AGENDAMENTOS: (44) 3252-2038 (44)3252-3617 (44)9953-0192



Postagens mais visitadas deste blog